terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Consumismo infantil: vamos dar um basta

Recebi o link do trailler do documentário Criança, a alma do negócio, de Estela Renner e Marcos Nisti, por meio da newsletter da Alana. O filme fala do comportamento consumista das crianças, que passaram a ser tratadas como mero público-alvo que tem gerado grandes lucros às empresas.
Segundo estudo da FEA-USP de 2006, publicado no suplemento “Sua Empresa” do Jornal o Estado de São Paulo, o mercado infantil movimenta R$ 50 bilhões e cresce 14% ao ano, no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, esse crescimento é o dobro do verificado nos segmentos voltados para adultos.

Para reverter este cenário é preciso sensibilizarmos e conscientizarmos os adultos de hoje. E o filme é uma das maneiras. Ajudem a divulgá-lo!

Clique aqui para assistir ao trailler disponibilizado no youtube

2 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADA PELO SEU POST, COM CERTEZA ALERTAR AS PESSOAS E PROVOCAR A REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO É UM CAMINHO...
ABRAÇOS,
ESTELA RENNER

Anônimo disse...

Olá Estela, obrigado pelo seu comentário. Gostaria muito de obter o documentário na íntegra, pois minha dissertação de mestrado trata deste tema e, com certeza, iria me ajudar bastante. Inclusive, enviei um e-mail para a Alana solicitando isso também. Tenho um artigo publicado recentemente no livro "Comunicação Mercadológica: uma visão multidisciplinar", organizado pelo prof. Daniel Galindo, que fala sobre a estratégia que tem sido utilizada de associar entretenimento e alimentação para persuadir o público infantil a consumir produtos fast food. Ainda não coloquei ele no blog. Se for do seu interesse posso enviar o artigo pra ti. Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

Pablo Assolini