sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Caridade virtual. Ela existe de verdade.

Muita gente ainda fala que a internet é um antro de besteiras. De fato há muita coisa ruim no mundo virtual. Mas isso não é nenhuma novidade pois, no mundo offline, o que não falta também são coisas que poderiam ser deletadas.

Mas se há espaço pra muita porcaria, tanto o mundo real como o da rede mundial de computadores têm muita coisa boa. O parêntese aqui neste texto fica para o mundo online. Entre as inúmeras coisas positivas que encontramos na net, vale citar as bibliotecas virtuais, excelentes fontes para estudos acadêmicos, o e-commerce, uma ferramenta sensacional quando não se tem muito tempo pra ficar andando para fazer pesquisas de preço, o Google Maps - não saia de casa sem ele - que traça rotas que você nem poderia imaginar, o MSN, que também poupa tempo e permite uma comunicação rápida com as pessoas mais ou nem tanto próximas. O MSN ainda transmite arquivos pesados em frações de segundos, coisa que o e-mail ainda leva um tempinho a mais pra executar.
As redes sociais, que também estão inseridas neste neomundo, permitem reunir pessoas com interesses comuns que talvez nunca se conhecessem se não fosse por meio da internet. E é engraçado essa coisa das redes sociais. Se no mundo offline as pessoas primeiro se apresentam para depois se conhecerem, na rede, é o oposto, as pessoas se conhecem, sabem do que gostam e se interessam para depois, talvez, se apresentarem.

Uma outra coisa muito bacana do universo online é a possibilidade de praticar caridade (e não se trata daqueles e-mails correntes, por favor). Aliás, você já praticou ou recebeu alguma caridade online? Eu já recebi diversas vezes, talvez mais do que tenha feito (até parece coisa do mundo real). Acho muito legal quando você procura no Google, por exemplo, como extrair o áudio do gravador XPTO - que você já tinha tentado de todas as maneiras e não conseguiu - e aparece alguém com uma explicação ou software que resolve todo o problema. É uma grande caridade, pois resolveu metade da sua vida naquele dia. Esse tipo de boa ação se estende pra tudo quanto é coisa. Eu chego a pensar em como alguém tem tempo suficiente para colocar esse tipo de ajuda no ar! Caramba, quanto trabalho, às vezes, as pessoas desenvolvem softwares ou aplicativos que resolvem grandes problemas que pareciam não ter mais solução.

Por isso, quero agradecer aos internautas que utilizam seu parco tempo praticando caridade online, ajudando pessoas que nunca vão conhecer e de quem talvez nem recebam um muito obrigado. Até parece ser está a caridade mais verdadeira, pois aquele que a pratica faz sem saber pra quem, apenas disponibiliza a ajuda na rede para auxiliar o próximo. E ainda tem gente que acha que a internet só tem porcaria ...

Nenhum comentário: