quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Rede Social vira moeda

Já imaginou pagar suas contas e adquirir seus sonhos de consumo com tweets? A novidade é quase isso. De fato o Twitter virou moeda, mas não para você quitar ou sair por aí comprando tudo o que quiser.

A novidade surgiu da consultoria de markeitng Innovative Thunder, de Christian Behrendt e Leif Abraham. A primeira ação da Innovative foi lançar o livro “Oh my God what happened and what should I do?”, que fala sobre as mudanças que têm ocorrido no mercado, com a ascensão das mídias digitais e como isso transformou completamente a comunicação e o comportamento das pessoas.

Até aí, nenhuma novidade, certo? Quase lá. O grande trunfo da dupla foi a forma de distribuir o livro. Em vez de colocá-lo em livrarias ou optar pelo comércio online, Christian e Leif resolveram inovar: para ter acesso à publicação, ou melhor, fazer o download da obra, é preciso pagar com um tweet. Isso mesmo, a forma de pagamento é o envio de uma mensagem de divulgação no Twitter. O processo é simples: basta fazer o login com sua conta e autorizar uma mensagem automática para divulgar o livro para todos os seus seguidores. Em seguida, o download do PDF começa e o livro é seu, simples, não.

Achei a ideia muito boa. É um verdadeiro ganha, ganha. De um lado o consumidor, que não desembolsa dinheiro para ter acesso ao conteúdo. Do outro, os autores, que ganham com a divulgação free do produto, gerando o tal buzz.

No Facebook também dá
Se você por um acaso não for adepto do Twitter, ainda tem a chance de conseguir o livro de Christian e Behrendt, postando uma mensagem no mural do seu Facebook.

Como utilizar o pay with a tweet
Se você tem um artigo, livro ou coisa que o valha e curtiu a ideia do Pay With a Tweet, para socializar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro no site www.paywithatweet.com/sell.php , informar as características do produto e gerar um link para download. Depois, é fazer as primeiras divulgações aos amigos e deixar o viral rolar.

Nenhum comentário: